- Área: 446 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Priscilla Paggiaro
-
Fabricantes: Abraccio Móveis, Cerâmica Portinari /, Conceito Marcenaria, Lustres Baronesa, Portinari, Solarium Revestimentos, Terracor Tintas e Revestimentos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada em um terreno com localização privilegiada dentro do loteamento. A falta de vizinhos em suas faces voltadas para a rua permitiu aberturas generosas sem prejuízo da privacidade e incorporando ao ambiente interno a luz natural e o céu com suas transformações.
O projeto propõe dois blocos com diferentes usos e formas para separar claramente dois conceitos programáticos do viver: a socialização e o recolhimento.
A socialização é vivenciada na “casa aberta”. Totalmente integrada ao jardim e à paisagem, propõe uma nova forma de relacionamento entre pessoas, paisagem e o lugar. Nesta parte da casa estão localizadas as áreas de estar, cozinhar, conviver e se divertir.
Portas deslizantes maiores ao longo do espaço principal banham o interior com luz natural e permitem que o jardim e o céu façam parte do ambiente interno, acentuando a conexão entre os espaços internos e externos, sem limitações para a circulação entre estes espaços.
O recolhimento acontece na “caixa fechada”, projetada para a proteção da individualidade. De costas para as áreas sociais, a atmosfera é própria para o descanso e a reflexão. Lugar para cuidar do corpo e da alma.
Neste bloco, que flutua sobre o jardim, estão localizados os dormitórios. Suas janelas voltadas para o leste e para a mata permitem presenciar o nascer do sol e desfrutar do silêncio que a natureza oferece.
O volume dos dormitórios está apoiado sobre dois elementos com características opostas. De um lado o peso de um bloco em pedra, onde se localiza o escritório e de outro a leveza do vazio da garagem com um jardim ao fundo.
O paisagismo teve como conceito a ampliação da variedade e da liberdade de usos nas áreas sociais. O gramado é proposto como extensão das áreas internas e do terraço da piscina. Para a privacidade, espécies altas foram colocadas junto ás divisas do terreno e uma cerca viva substitui os tradicionais muros de fechamento.
O caminhar pela casa é uma experiência para sentir diferentes atmosferas, texturas, sensações, sons e visuais.